Economia
Brasil recebe missão anual do FMI para acompanhar saúde monetária, econômica e financeira do país
Nota à imprensa
Regularmente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) faz uma revisão da economia de cada um de seus países membros. Esse processo de acompanhamento e revisão é chamado de Consultas do Artigo IV do Convênio Constitutivo do FMI.
Neste ano, esse processo de consultas terá início no dia 6 de maio. Na primeira semana (6 a 10 de maio), o Fundo irá se reunir com representantes do setor privado, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na segunda semana (13 a 17 de maio), as reuniões serão com o governo brasileiro. Essas visitas estão sendo organizadas pelo Banco Central do Brasil e pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (Sain) do Ministério da Economia.
Objetiva-se com esse processo, analisar o sistema monetário e as políticas econômicas e financeiras, visando identificar riscos à estabilidade do país e prestar assistência técnica por meio de sugestões de políticas públicas. Após as visitas, o Fundo publica em seu site um Relatório para cada país. Os Relatórios do Brasil de anos anteriores podem ser encontrados no seguinte link: https://www.imf.org/en/Countries/BRA.
A missão se encerra em 17 de maio, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, do secretário especial Marcos Troyjo e do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.