Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > Salim Mattar anuncia ações do Ministério da Economia para os próximos meses

Economia

Salim Mattar anuncia ações do Ministério da Economia para os próximos meses

Desestatização

Entre elas está a privatização de estatais e suporte para a recuperação financeira dos estados
por publicado: 11/06/2019 17h50 última modificação: 11/06/2019 17h57

O secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, apresentou, durante evento no Instituto de Formação de Líderes, em Florianópolis (SC), na noite de segunda-feira (10/6), as ações que serão promovidas pela equipe econômica nos próximos meses. 

Segundo ele, entre as medidas que serão adotadas está a privatização de empresas estatais, a capitalização da Eletrobras e o suporte aos estados para reestruturação financeira. 

“Precisamos de mais Brasil e menos Brasília para que consigamos levar o país no caminho da prosperidade”, anunciou Mattar. “Teremos nos próximos meses um pipeline de projetos que vão fortalecer os estados e municípios. Vamos ajudá-los a reorganizar as contas”. 

O secretário mostrou que o país atualmente tem 440 empresas estatais. Desse total, 134 são de controle da União e o restante estão nos estados e municípios. Ele apresentou ainda o número de imóveis que o Estado Brasileiro detém: 742.322. De acordo com Mattar, o valor obtido com a venda desses ativos poderá ser usado para o abatimento da dívida pública federal, que hoje é de cerca de R$ 3,8 trilhões. 

“Nós vamos fazer de tudo para reduzir o tamanho do Estado. Estamos privatizando para reduzir dívida. Quando nós estamos endividados, vendemos ativos para que a gente possa reduzir nossa dívida. Esperamos que até o final deste governo a gente possa deixar o país melhor do que encontramos”, finalizou.