Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Governo completa 200 dias com destaque para medidas econômicas

Economia

Governo completa 200 dias com destaque para medidas econômicas

Gestão

Em cerimônia no Palácio do Planalto, autoridades reforçam compromisso com promoção do crescimento e redução do Estado
por publicado: 18/07/2019 23h13 última modificação: 19/07/2019 00h35

O governo completou, nesta quinta-feira (18/7), a marca de 200 dias da gestão do presidente Jair Bolsonaro reafirmando seu compromisso com promoção do crescimento econômico a partir da redução do tamanho do Estado. Em cerimônia no Palácio do Planalto, foram destacadas medidas já implementadas pelo governo federal neste período e assinados diversos atos normativos. 

Quinta, 18 de Julho de 2019 Solenidade Alusiva aos 200 Dias de Governo

Entre esses atos, no âmbito do Ministério da Economia, estão o decreto que estende os critérios exigidos para a ocupação de cargos e funções comissionadas a toda administração direta, autárquica e fundacional. Na prática, a medida estende princípios como idoneidade moral e reputação ilibada – previstos na Lei da Ficha Limpa – perfil profissional ou formação acadêmica para a ocupação de cargos de confiança no governo a partir de 1º de agosto. Esses critérios passaram ser exigidos pelo Poder Executivo Federal a partir do decreto 9.727, de março deste ano, com objetivo de garantir maior profissionalização à gestão pública.  

Foi assinado ainda o decreto que cria o Conselho de Preparação do Brasil para adesão à Organização para a Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), cujo processo de adesão foi iniciado pelo governo brasileiro em junho de 2017.

Outra medida anunciada hoje foi a assinatura da Medida Provisória  que concede para a Defensoria Pública da União (DPU) prazo para que possa manter o quadro atual de servidores requisitados  de outros órgãos da administração federal direta, autárquica e fundacional.

Confira outras medidas econômicas implementadas pelo governo federal nesses primeiros 200 dias.