Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Rogério Marinho afirma no Senado que Nova Previdência vai beneficiar os mais pobres

Economia

Rogério Marinho afirma no Senado que Nova Previdência vai beneficiar os mais pobres

Sistema previdenciário

Secretário especial participou da primeira audiência pública na CCJ para discutir a PEC 6/2019
por publicado: 20/08/2019 15h21 última modificação: 20/08/2019 16h09

“Elaborada para tornar o sistema previdenciário do Brasil mais equilibrado, a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019, da Nova Previdência, interessa especialmente aos mais pobres”, afirmou nesta terça-feira (20/8) o secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Ele participou da primeira audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

Ao apresentar os dados que reforçam a necessidade de modificar a Previdência Social, Marinho qualificou o sistema brasileiro como injusto. “Muitos ganham pouco e poucos ganham muito. Hoje, a população rica se aposenta em condições melhores do que os trabalhadores mais frágeis economicamente”, destacou.

“A reestruturação da Previdência Social é de interesse dos mais pobres porque quem ganha menos vai pagar menos e quem ganha mais vai pagar mais. A proporcionalidade é um dos princípios da Nova Previdência. Porém, todos vão contribuir para garantir a sustentabilidade do sistema no futuro”, reiterou o secretário.

População e déficit

Outros dois fatores comprovam a necessidade de mudança. Nas últimas décadas, a expectativa de vida e as taxas de sobrevida aumentaram. Nos anos de 1980, havia 14 jovens para cada idoso e, em 2020, esta proporção será de sete para um. “Em alguns estados, a realidade já é um trabalhador ativo para 1.1 aposentados”, informou.

Com a Nova Previdência, o impacto previsto na economia é de R$ 933,5 bilhões em 10 anos. Ela ajudará a reduzir o déficit do sistema, que em 2018 ficou em R$ 265 bilhões. “A mudança proposta é um debate que faço com convicção, com muita consciência, olhando nos olhos das pessoas em todo lugar aonde vou porque tenho certeza de que este é um esforço para melhorar o país”, afirmou o secretário.

 Secretário Rogerio Marinho participa da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal -Brasília DF - 20-08-2019