Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Seminário internacional destaca experiências de serviços públicos digitais oferecidos ao cidadão

Economia

Seminário internacional destaca experiências de serviços públicos digitais oferecidos ao cidadão

Transformação digital

Um dos principais desafios do Brasil é tornar o atendimento mais eficiente, ágil e simples, aponta secretário Uebel
por publicado: 13/08/2019 16h43 última modificação: 13/08/2019 21h28

A população brasileira é a quarta mais conectada do mudo. Mais de 120 milhões de pessoas têm acesso à internet e mais de 90% se conectam pelo telefone celular. O índice de conectividade aumenta todos os dias e o Estado precisa atender ao cidadão de forma mais eficiente, ágil e simples.

O diagnóstico é do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, apresentado nesta terça-feira (13/8), ao abrir o seminário internacional “Integração de Serviços Públicos para um Governo Centrado nos Cidadãos”, realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Segundo ele, o Estado nasceu para servir à sociedade e o cidadão tem de ser o centro de toda política pública. “Nós temos que trabalhar diariamente pensando no cidadão. Principalmente naquele que está na ponta, que vive a realidade, que depende mais do Estado brasileiro”, afirmou. 

“Então, é fundamental fazer uma transformação digital, tornando acessível tudo que é possível no formato digital, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano”, completou. 

O secretário reforçou que, junto com a transformação digital, também se faz necessária uma transformação institucional, a fim de rever toda a estrutura administrativa, de atendimento. “O cidadão tem que ser atendido e a vida dele tem que ser fácil. E cabe a nós, os diversos poderes e os diversos níveis da federação conversar, coordenar esforços para que esse serviço chegue da melhor forma possível. Para que ele possa ir a um único lugar e resolver a sua vida e não ficar sendo mandado para diversas repartições”. 

O seminário é organizado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e Enap, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante o evento são apresentadas as melhores experiências nacionais e internacionais relacionadas ao tema, além dos desafios da transformação digital e da construção de governos mais efetivos, eficientes e abertos, com ênfase na prestação de serviços a cidadãos e empresas, adotando um enfoque multicanal.   

Serviços digitais

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, reforçou a meta de digitalizar mil serviços públicos até o fim de 2020. E ressaltou que, mais do que a inclusão de tecnologias digitais na administração pública, os desafios da transformação digital envolvem a integração dos esforços para a modernização do Estado. 

“Queremos transformar o governo pelo digital e apoiar todos os órgãos que quiserem oferecer melhores serviços aos cidadãos”, destacou. 

O seminário apresenta experiências brasileiras e estrangeiras. No caso do Brasil, foram destacados, por exemplo, o uso da biometria digital e facial, testado pelo INSS para que seus segurados possam realizar prova de vida sem precisar sair de casa, por meio de aplicativo; e a Carteira de Trabalho Digital, da Secretaria do Trabalho. O seminário também traz especialistas na transformação digital e atendimento multicanal de serviços públicos do Canadá, Chile e da Espanha.

 

13/08/2019 - Secretario Paulo Uebel, participa da Abertura do Seminário Internacional - Integração de Serviços Públicos para um Governo Centrado nos Cidadãos - Auditório do Campus da ENAP - Asa Sul, Brasília-DF