Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Paulo Guedes abre reunião de ministros de Comércio do Brics

Economia

Paulo Guedes abre reunião de ministros de Comércio do Brics

CÚPULA DO BRICS

Ao fim do encontro, realizado nesta segunda-feira (11/11/) em Brasília, foi divulgado um comunicado conjunto
por publicado: 11/11/2019 20h06 última modificação: 12/11/2019 13h06

11/11/2019 - 9ª Reunião dos Ministros de Comércio do BRICS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, abriu a 9ª Reunião de Ministros de Comércio do Brics nesta segunda-feira (11/11), em Brasília. Realizada em preparação à XI Cúpula do Brics, que ocorrerá em Brasília na terça (13/11) e na quarta-feira (14/11), a reunião de ministros tratou de temas discutidos ao longo do ano pelo Grupo de Contato sobre Temas Econômicos e Comerciais (CGETI, na sigla em inglês), criado em 2012 e que, no Brasil, é copresidido pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores. Ao fim do encontro desta segunda, um Comunicado Conjunto foi divulgado.

Acesse  Comunicado conjunto sobre a 9ª Reunião de Ministros de Comércio do Brics

No documento, os representantes dos países que formam o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – destacam que, num cenário de "incertezas e perda de impulso na economia mundial, que afetam perspectivas de comércio global", o Brics desempenha importante papel como "plataforma de cooperação que pode melhorar as oportunidades de comércio e investimento".

O documento reitera o total apoio ao sistema de comércio multilateral baseado em regras, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu núcleo. O comunicado enfatiza ainda ser “ essencial que todos os membros da OMC evitem medidas unilaterais e protecionistas, contrárias ao espírito e às regras da organização".

O comunicado  também destaca os avanços relacionados a políticas públicas e estruturas legais para o comércio eletrônico e ressalta a necessidade da intensificação do compartilhamento de experiências nacionais sobre o tema.

Assinaram o documento conjunto os ministros da Economia, Paulo Guedes, do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, do Comércio e Indústria da África do Sul, Ebrahim Patel; e também os vice-ministros do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Azer Talybov, e  do Comércio da China, Wang Shouwen.  
 
Cúpula

A XI Cúpula, que tem como tema "Brics: crescimento econômico para um futuro inovador", será realizada no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. É a segunda vez que a cúpula ocorre em Brasília. A primeira foi em 2010.

Os países que formam o Brics representam, juntos, cerca de 42% da população, 30% do território, 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e 18% do comércio mundial.