Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Banco de Desenvolvimento da América Latina aprova três operações para o Brasil

Economia

Banco de Desenvolvimento da América Latina aprova três operações para o Brasil

Crédito Externo

Financiamentos beneficiarão projetos em São Bernardo do Campo e Alagoas, além do BRDE, instituição de fomento
por publicado: 04/12/2019 17h52 última modificação: 04/12/2019 18h52

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) aprovou três operações de financiamento para o Brasil, durante a 167ª Reunião do Diretório Executivo da instituição, nos dias 2 e 3 deste mês, na Cidade do Panamá, Panamá. O Brasil foi representado na reunião pelo secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes.

Os financiamentos aprovados para o Brasil vão beneficiar o Programa de Recuperação e Ordenamento Socioambiental de Bairros de São Bernardo do Campo (Prosabs), em São Paulo, e o Programa Estrutura Alagoas. Também foi aprovada uma linha de crédito em favor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O encontro no Panamá começou na segunda-feira (02/12), com seminário sobre o tema “Governo e Infraestrutura Digital para a Integração Regional”. No dia seguinte, a diretoria executiva deliberou sobre a pauta que, entre outros temas, avaliou as operações para o Brasil. 

Dentre os bancos e fundos multilaterais de desenvolvimento, o CAF é a terceira maior fonte de financiamento externo do Brasil, respondendo por US$ 2,96 bilhões dos US$ 39,53 bilhões da carteira ativa da Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) em dezembro de 2019. Os projetos são centrados em áreas prioritárias para a agenda governamental, como saneamento básico, infraestrutura, transporte e energia renovável, dentre outras.