Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Março > Economia ganha aplicativo que torna mais ágil e segura a prestação de contas nas transferências de recursos

Economia

Economia ganha aplicativo que torna mais ágil e segura a prestação de contas nas transferências de recursos

Solução digital

Ferramenta foi doada pela equipe vencedora no ano passado do Desafio +Brasil: Hackathon de Design de Processos & TI
por publicado: 12/03/2020 13h18 última modificação: 12/03/2020 16h18

 

A doação ao Ministério da Economia (ME) do software Blockchain nas Transferências de Recursos da União foi publicada nesta quarta-feira (11/3), no Diário Oficial da União. A solução digital foi desenvolvida pela equipe vencedora no ano passado do Desafio +Brasil: Hackathon de Design de Processos & TI, concurso realizado pelo ME em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A palavra Hackathon vem da junção de duas outras palavras: hack, programar com excelência, e marathon, de maratona.

O sistema vencedor do Hackathon permite ampliar a agilidade, e dar mais transparência e segurança na prestação de contas das Transferências da União. “Queremos integrar o aplicativo à Plataforma +Brasil, uma vez que ele propiciará maior controle das prestações de contas, que representam um dos principais problemas no ciclo das transferências de recursos públicos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

O sistema, que utiliza a tecnologia Blockchain, permite a leitura dos códigos de barras (QR Codes) das notas fiscais, de forma que os documentos gerados durante o processo de transferência sejam registrados e armazenados de forma segura, sem possibilidade de alterações futuras. O aplicativo poderá ser utilizado em qualquer ambiente tecnológico e acessado em ambiente internet (web) ou em dispositivos móveis (smartphone e tablet).

Desafio +Brasil 2019

O hackathon Desafio +Brasil realizado em 2019 teve por objetivo encontrar possíveis soluções a obstáculos encontrados na entrega de políticas públicas no Brasil, desde a transferência de recursos até a entrega de obras, bens e serviços à população.

Os participantes analisaram as problemáticas do ciclo da transferência de recursos públicos e pensaram em inovações tecnológicas, processuais e normativas que pudessem contribuir com a efetividade e transparência das políticas públicas.

Ainda neste ano, o Ministério da Economia lançará novo Desafio +Brasil: Hackathon para a área de Design de Processos & TI.