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Economia

População pode acessar 1,8 mil serviços públicos sem sair de casa

Atendimento

Carteira de trabalho, carteira de trânsito e certificado internacional de vacinação e profilaxia estão entre os serviços mais acessados
por publicado: 16/03/2020 09h35 última modificação: 16/03/2020 12h55

A população brasileira já tem à disposição mais de 1,8 mil serviços que podem ser acessados sem sair de casa. A transformação digital empreendida pelo governo federal prioriza justamente aqueles de maior impacto, como, por exemplo, a carteira de trabalho, que é responsável por 5 milhões de pedidos por ano. 

Serviços como os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também tiveram as etapas de acesso já solucionadas com a digitalização e podem ser acessados facilmente pela página inicial do gov.br. Atualizar dados cadastrais e solicitar aposentadoria por tempo de serviço são responsaveis, cada um, por 1 milhão de demandas por ano

"Neste momento, em especial, em que estamos preocupados com a saúde de nossa população, evitar aglomerações é prudente e é recomendação do Ministério da Saúde". Luis Felipe Monteiro

 "Os serviços digitais são bons todos os dias, por dar comodidade para o brasileiro, que não precisa mais sair de casa para solucioná-los. Neste momento, em especial, em que estamos preocupados com a saúde de nossa população, evitar aglomerações é prudente e é recomendação do Ministério da Saúde", destaca o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. "Os serviços digitais são uma forma de as pessoas terem a sua cidadania exercida, sem a necessidade de se deslocar e se expor a situações de maior risco".

Hoje, 54% de todos os serviços públicos do governo federal já estão disponíveis em versão digital. Periodicamente, são realizados testes com usuários voluntários para avaliar os serviços digitais, seja na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), em Brasília, ou por videoconferência, quando a pessoa é de fora do Distrito Federal.

Uma das voluntárias neste mês foi a bancária Marília Rodrigues, 37 anos. Ela testou o próprio portal gov.br. "No portal, gostei muito do fluxo de informações. Fiz testes do serviço de alistamento militar para o meu filho e de um curso. No site, já tinha o contato do responsável pelo serviço", conta ela.

Conheça e acesse aqui alguns dos serviços mais demandados pela população brasileira que já podem ser realizados no portal gov.br:

Serviços Solicitações

Carteira de trabalho

5 milhões de pedidos/ano

Aposentadoria por tempo de contribuição

1 milhão de pedidos/ano

Atualizar dados cadastrais 

1 milhão de pedidos/ano

Benefício Assistencial a pessoa com deficiência 

796 mil pedidos/ano

Certificado internacional de vacinação e profilaxia

730 mil pedidos/ano

Solicitar cópia de processo no INSS

729 mil pedidos/ano

Cadastrar ou renovar procuração

704 mil pedidos/ano

Marcar ou Remarcar perícia médica do INSS

585 mil pedidos/ano

Pagamento de benefício não recebido

512 mil pedidos/ano

 Certidão por tempo de contribuição 

500 mil pedidos/ano

Aposentadoria por Idade para trabalhador rural 

478 mil pedidos/ano

Pensão por morte de trabalhador urbano 

437 mil pedidos/ano

Recurso ao seguro-desemprego  

375 mil pedidos/ano

Salário-maternidade rural 

367 mil pedidos/ano

Benefício Assistencial ao idoso

314 mil pedidos/ano

 Plataforma SINE aberto 

300 mil pedidos/ano