Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Quem é quem

Quem é quem

por ASCOM - MPDG publicado 19/12/2018 20h42, última modificação 14/02/2019 19h41

Ministro da Economia, Paulo Guedes
Graduado em economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestrado, também em economia, pela Universidade de Chicago, onde recebeu seu Ph.D, o Ministro foi um dos fundadores do Banco Pactual e integrou conselhos de administração de grandes empresas. Fundou o instituto Millenium e foi professor de macroeconomia na PUC-RJ, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Secretário Executivo, Marcelo Pacheco dos Guaranys
Marcelo Guaranys é um servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Ele é Especialista em Direito Econômico pela FGV e possui mestrado em Direito Público também pela Universidade de Brasília. Durante sua carreira, trabalhou com concorrência e regulação de serviços públicos e infraestrutura no Ministério da Fazenda e na Casa da Civil da Presidência da República. De 2007 a 2010, atuou como Diretor de Regulação Econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e, em 2011, foi nomeado Diretor-Presidente da Agência para os 5 anos seguintes. Também foi Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil

Procurador-Geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS, 1999), Mestre em Direito do Estado (UFRGS, 2001), Doutor em Direito do Estado (USP, 2003), Livre-Docente em Direito Constitucional (USP, 2018). É Procurador da Fazenda Nacional (desde julho de 2000). Exerceu os seguintes cargos de direção, chefia e assessoramento: Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional (2018-2019); Secretário-Executivo do Ministério da Justiça (2016-2017); Consultor-Geral da União (2015-2016); Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (2013-2015); Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo (2008-2010); Assessor Técnico na Câmara dos Deputados (2005-2008); Assessor Especial da Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais (2003-2005); e Assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2000-2003). É Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (desde junho de 2008) e do Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (desde agosto de 2005).

Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque
Economista e professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Cintra foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) entre 2016 e 2018. Foi deputado federal entre 1999 e 2002 e vereador em São Paulo entre 1993 e 1996 e entre 2009 a 2012. Atuou como secretário do Planejamento, Privatização e Parceria do Município de São Paulo em 1993. De 2003 a 2006, foi secretário de Finanças da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP). Entre 2013 e 2014, atuou como subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia; Mestre em Planejamento Regional; Mestre em Economia; e Doutor em Economia (Ph.D.,1985).

Carlos-Alexandre-da-Costa-.jpgSecretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre Da Costa – O carioca Carlos Alexandre Da Costa é economista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California, Los Angeles. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. Carlos Da Costa é fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Apresenta, ainda, vasta atuação no setor acadêmico, tendo sido professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Desenvolveu, também, atividades de pesquisa em diversas áreas como “Economia e Regulação”, “Investimento Estrangeiro”, “Regulação Setorial” e “Reformas Macroeconômicas”. 

Cristiano HeckertSecretário de Gestão, Cristiano Rocha Heckert é graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou oito anos no setor privado e desde 2006 é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Foi Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal e Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público.

É professor de cursos nas temáticas de governança e gestão pública na ABOP, ENAP, ESMPU, FGV, IBGP e IEPB, e autor do livro "Contratações de TI: O Jogo", em conjunto com Antonio Fernandes Soares Netto, Ed. Negócios Públicos, 2017.

Leonardo Rolim.jpgSecretário de Previdência na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim

Mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá, Espanha (2015), com especialização em Administração pela Universidade de Brasília (1999) e em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela ENAP (1996).

Foi Consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados (concursado), nas áreas de previdência, trabalho e assistência social, entre 2003 e 2018. Também foi secretário de políticas de previdência social do Ministério da Previdência Social (de 01/2011 a 04/2014); vice-presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS); presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV); secretário-executivo do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS); conselheiro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e membro do Comitê Gestor de Estatísticas Sociais do IBGE; e assessor especial do Ministro do Trabalho e Emprego (1999 a 2002). 

Caio-Megale.jpgSecretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Caio Megale

Formado em economia pela USP, com mestrado na PUC-Rio, Caio Megale foi secretário municipal da Fazenda de São Paulo de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. No mesmo período, Megale foi vice-presidente da ABRASF - Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais. Entre 2011 e 2016, Megale foi associado do Itaú Unibanco e um dos responsáveis pela equipe de economistas do banco. Anteriormente, foi economista do Lloyds Asset Management, Máxima Asset Management e Gávea Investimentos. Em 2005 participou da fundação da Mauá Investimentos, da qual foi sócio e Economista Chefe até 2010. Megale foi professor de economia na PUC-Rio e no IBMEC SP, e tem artigos publicados nos principais jornais do país.

Marcos TroyjoSecretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo

O professor Marcos Troyjo é economista, cientista político e diplomata, mestre e doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela USP, com pós-doutorado na Universidade Columbia. Foi fundador e diretor do BRICLab (Centro de Governança Econômica Global) da Universidade Columbia, onde lecionou relações internacionais e políticas públicas. Dirigiu também também a ITTI (Iniciativa Inteligente de Tecnologia e Comércio) no âmbito da International Chamber of Commerce, bem como outros projetos acadêmicos e empresariais em diversos países. É autor de livros sobre desenvolvimento econômico internacional.

Salim Mattar_.jpgSecretário Especial de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar

Salim Mattar estudou Administração de Empresas na FUMEC e foi um dos fundadores da Localiza Rent a Car S/A e seu CEO desde a fundação em 1973 até 2013. Foi considerado Best CEO por dois anos consecutivos pela revista Institucional Investor e considerado um dos 50 CEOs de melhor desempenho na América Latina pela Revista Harvard Business Review.  Foi Executive Chairman até dezembro de 2018, deixando o Conselho de Administração da Localiza para dedicar-se à causa pública.