Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notas à imprensa > 2019 > 05 > Não imposição, pelo governo da Turquia, de medidas de salvaguarda definitivas sobre importações de aço

Economia

Não imposição, pelo governo da Turquia, de medidas de salvaguarda definitivas sobre importações de aço

Nota conjunta à imprensa

Nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Economia
por publicado: 24/05/2019 09h12 última modificação: 24/05/2019 10h18

O governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, da decisão do governo da Turquia de encerrar a investigação de salvaguardas sobre produtos de aço, sem a imposição de medidas definitivas. 

Por meio de atuação coordenada entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Economia, o governo brasileiro acompanhou todas as etapas da investigação conduzida pela Turquia, sempre buscando demonstrar não haver justificativas para a aplicação de medidas de salvaguardas à luz dos acordos da Organização Mundial do Comércio. 

Trata-se de resultado importante para a relação econômico-comercial entre Brasil e Turquia, uma vez que a decisão envolve setor de grande relevância para ambos os países. Em 2016 e 2017, por exemplo, as exportações brasileiras de produtos de aço para aquele país alcançaram a média de 400 mil toneladas/ano.