Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > Brasil e Dinamarca renovam parceira para acelerar transformação digital no governo

Economia

Brasil e Dinamarca renovam parceira para acelerar transformação digital no governo

Governo digital

A Dinamarca ocupa o 1º lugar em governo digital entre os 193 países das Nações Unidas
por publicado: 14/05/2019 19h41 última modificação: 14/05/2019 20h31

Os governos brasileiro e dinamarquês firmaram nesta terça-feira (14/5) um memorando de entendimento com foco na transformação digital do setor público. O acordo prevê apoio financeiro, técnico e logístico no treinamento de servidores públicos brasileiros. Para o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o Brasil tem muito a aprender com a Dinamarca, que há 15 anos iniciou uma transformação digital do Estado. 

O embaixador dinamarquês, Nicolai Prytz, concordou que é importante aprender com os sucessos e ressaltou a importância de também aprender com os erros que foram cometidos nestes 15 anos, a fim de não repeti-los. Prytz elogiou a dedicação que a equipe do governo brasileiro vem demonstrando e destacou que o grande objetivo desse processo é prestar melhores serviços públicos para os cidadãos. 

14/05/2019 - Brasil e Dinamarca renovam parceira para acelerar transformação digital

O novo memorando, que terá duração de quatro anos, permitirá a renovação da cooperação entre os dois países, iniciada em 2016 e que já gerou resultados positivos.  Um deles foi a criação de um laboratório de inovação em governo, o Gnova, localizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cuja inspiração foi o MindLab dinamarquês. 

A Dinamarca ocupa atualmente o primeiro lugar em governo digital no ranking dos 193 países das Nações Unidas – o Brasil está na 44º posição. O país nórdico tem avançado no sentido de encontrar soluções para atividades de gerenciamento e para programas de compras governamentais, iniciativas que coincidem com desafios atualmente enfrentados pela administração pública brasileira. 

Entre as prioridades da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital estão a transformação digital de mil serviços públicos até o fim de 2020, a implementação da identidade digital, a unificação dos canais do governo, a melhoria do ambiente de negócios e o redesenho de processos administrativos. 

Capacitação 

O primeiro resultado da renovação dessa parceria é o Workshop de Transformação Digital entre Brasil e Dinamarca que está sendo realizado nessa semana (13 e 16 de maio) no Instituto Sezerdello Corrêa em Brasília. Aproximadamente 100 gestores públicos brasileiros participarão de oficinas que tratam de iniciativas implementadas pelo governo dinamarquês nas áreas de identidade digital, transformação digital de serviços, portais e soluções digitais para melhoria do ambiente de negócio.