Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Agenda de produtividade em Infraestrutura é lançada pelo governo federal

Economia

Agenda de produtividade em Infraestrutura é lançada pelo governo federal

Publicação

Ações de logística, energia, saneamento básico, mobilidade urbana, telecomunicações e habitação popular são projetos prioritários na publicação
por publicado: 01/08/2019 20h24 última modificação: 01/08/2019 20h25

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria Especial de Produtividade Emprego e Competitividade (SDI/Sepec), lançou, nesta quinta-feira (1º/8), na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), em São Paulo, o “Caderno 1: Estratégia de Avanço na Infraestrutura” – primeiro exemplar da série Pró-Infra, que reúne a agenda de ações de logística, energia, saneamento básico, mobilidade urbana, telecomunicações e habitação popular do Ministério.

Na mesa de abertura, o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, destacou os três grandes eixos da agenda que irão potencializar a competitividade das empresas e gerar postos de trabalho: i) Redução da participação do governo em projetos de infraestrutura; ii) Desenho de mercados setoriais que permitam o irrestrito investimento privado; e iii) Planejamento de longo prazo claro, estável e intersetorial.

“O objetivo das ações é orientar os investimentos em infraestrutura no país, a fim de gerar aumento da produtividade e potencializar a competitividade das empresas nacionais, gerando empregos. E o investimento privado vai fazer a alocação correta dos recursos", disse Da Costa.

O presidente da Abdib, Venilton Tadini, e o presidente do Conselho da Abdib, Britaldo Soares, destacaram a importância do evento, quando representantes do governo federal, do estado, do legislativo, de bancos e do setor de infraestrutura se reúnem por um mesmo objetivo: proporcionar o desenvolvimento, com a participação privada na infraestrutura do país.

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec, Diogo Mac Cord, destacou a questão da produtividade urbana. “Vamos testar a utilização de terrenos públicos em centros urbanos para fazer grandes empreendimentos de uso misto, com habitação social, mas oferecendo para o empreendedor a possibilidade de construir shoppings, estacionamentos e outros tipos de moradia”, frisou.

Participaram ainda do lançamento da série Pró-infra os subsecretários da Sepec Fabiano Pompermayer (Infraestrutura Nacional) e Sidney Caetano (Inteligência Econômica e Monitoramento de Resultados); o presidente do BNDES, Gustavo Montezano; a secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI/CC), Martha Seillier; Luiz Ildefonso Simões Lopes, Executive Chairman - Brookfield; o deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-SP); e José Buainain, vice-presidente - New Development Bank.