Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Servidores públicos já podem utilizar nova Carteira Funcional Digital

Economia

Servidores públicos já podem utilizar nova Carteira Funcional Digital

Gestão de pessoal

Modelo segue padrões de identificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Documento Nacional de Identificação (DNI)
por publicado: 07/08/2019 10h09 última modificação: 07/08/2019 15h51

A nova Carteira Funcional Digital já está disponível para todos os servidores públicos. O modelo desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), segue o padrão utilizado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no Documento Nacional de Identificação (DNI). Desta forma, a recém-lançada carteira evitará falsificações, fraudes e golpes.

Carteira funcional digital dos servidores públicos
Carteira funcional segue padrões de identificação da CNH e DNI

“Em breve, os servidores ativos poderão entrar em qualquer prédio público do Executivo Federal com este novo documento. Assim, simplificamos o processo de identificação ao mesmo tempo que modernizamos o Estado brasileiro a partir do uso de novas tecnologias”, afirma o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart. Segundo ele, a nova carteira funcional poderá, no futuro, ser utilizada como um documento de identificação, assim como a CNH.

Como funciona

Para construir o novo modelo de identificação funcional, o ministério utilizou dados dos servidores ativos disponíveis no Sistema de Gestão de Pessoal do Governo Federal (Sigepe). Já os terceirizados não usarão o modelo, pois não estão incluídos no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

O processo de identificação será possível a partir de um QR-Code, que pode ser verificado por qualquer cidadão a partir do “Vio” (disponível nas lojas virtuais Play Store e Apple Store). Além da CNH e do DNI, o mesmo procedimento é utilizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital e nas novas placas veiculares.

Para o secretário, a medida ainda vai reduzir os custos com a impressão de crachás para servidores públicos. “Este sistema poderá ser utilizado pela segurança dos prédios públicos nas catracas, assim como é feito nos aeroportos. Com isso, o crachá poderá ser substituído por outras formas de identificação como bottons, mas isto ficará a critério de cada órgão”, complementa Lenhart.

Como acessar

Esta nova ferramenta já está disponível no aplicativo Sigepe Mobile. Para usar a nova carteira digital funcional, baixe o Sigepe Mobile na Play Store ou na Apple Store.  

Carteira funcional digital - Sigepe
No menu do aplicativo, clique em carteira funcional